Trabalhadores da Jari Celulose aprovam proposta da empresa para o início das atividades de retomada da produção.

O SINTRACEL (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose do Estado do Pará e Amapá) hoje 11/06 em consulta com trabalhadores da Jari Celulose, 136 aprovaram e 08 não aprovaram, venceu a maioria, sendo aprovada a proposta apresentada pela empresa.
Proposta aprovada pela Categoria.
• Pagamento do salário e verbas adicionais referente a janeiro/23 no dia 12/06/25 para todos os trabalhadores ativos, independente da presença em Monte Dourado ou de cadastro prévio. Caso o trabalhador ativo nesta data não tenha valores pendentes de pagamento referente a janeiro/23, por qualquer motivo, será pago o salário mais antigo em aberto deste trabalhador.
• Pagamento do salário integral de junho, no dia 12/06 aos trabalhadores que se apresentarem ao trabalho no mês corrente.
• Pagamento do adiantamento salarial de julho, no dia 15/07 e do saldo salarial de julho, no dia 30/07 aos trabalhadores que se apresentarem ao trabalho no mês de julho.
• Pagamento do adiantamento salarial de agosto, no dia 15/08 e do saldo salarial de agosto, no dia 30/08 aos trabalhadores que se apresentarem ao trabalho no mês de agosto.
• Nos meses de junho, julho e agosto, pagamento regular dos adicionais de Visa Vale, Vale Refeição, férias, pensões e demais verbas salariais devidas.
• Contratação imediata de plano de saúde para os trabalhadores diretos da Jari Celulose.
• Extensão do plano de saúde contratado aos dependentes dos trabalhadores a partir do mês de início das operações de produção de celulose.
• Contratação imediata de seguro de vida para todos os trabalhadores ativos da Jari Celulose.
• Recolhimento regular do FGTS a partir da competência do mês agosto/25.
• Repactuação com a Caixa Econômica Federal da dívida de FGTS para retomada dos pagamentos após o início da produção.
Solicitamos a compreensão deste Sindicato da urgência do assunto em função da impossibilidade da empresa de efetuar pagamentos que não estejam aprovados pela categoria. É importante que seja explicado ao trabalhador que a empresa, por orientação jurídica, estará impossibilitada de fazer o pagamento enquanto não houver acordo com a Categoria.
Considerando que esta proposta contempla o pagamento de 4 folhas salariais com os recursos obtidos com a venda da UPI Amapá, portanto muito próxima da solicitação feita no ofício em referência deste Sindicato, pedimos respeitosamente a Categoria que aprove esta proposta e apoie o início das atividades de retomada da produção de celulose, na certeza de que o sucesso desta retomada é a única solução para todos os trabalhadores e moradores da região do Vale do Jari.
Havendo aprovação deste acordo, em respeito aos trabalhadores e a este Sindicato, nos comprometemos a continuar as tratativas visando destinar outros pagamentos aos Trabalhadores, na medida que outros recursos forem sendo contratados pela Jari Celulose.
Solicitamos ainda a indicação de 6 trabalhadores para comporem a Comissão dos Trabalhadores da Jari Celulose para que juntos com a Presidência da empresa acompanhem detalhadamente os andamentos dos trabalhos de retomada da produção, com reuniões semanais e um objetivo definido de auxiliar na melhor alocação dos recursos disponíveis a empresa neste momento.
Qual é a sua reação?






