Aneel mantém bandeira vermelha, e conta de luz continua mais cara em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (27), o acionamento da Bandeira Vermelha, no patamar 1, para o mês de julho de 2025 – a mesma sinalização que ocorreu em junho. Isso significa que as contas de energia elétrica continuarão recebendo adicional de R$ 4,46 (quatro reais e quarenta e seis centavos) para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
De acordo com a Aneel, a continuidade do cenário de redução das chuvas em todo o país reduz a geração de energia por hidrelétricas. Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas para geração, como as usinas termelétricas.
Sobre as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando, fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
Qual é a sua reação?






